Web Counters
Hit Counter

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Cuidado com o TMNi9 e VodafoneLIVE!

Cada vez mais as pessoas têm internet nos telemóveis, e assim conseguem aceder aos portais WAP mais facilmente. Também conseguem abrir páginas de internet tal e qual como num computador pessoal. Claro que na internet estamos sempre vulneráveis aos habituais anúncios de QI, Ganhe um IPOD, etc...

Agora, os portais das operadoras móveis são um pouco diferentes. Aparentemente são da responsabilidade da operadora (mas são só em 50%, a outra metade é da responsabilidade dos mesmos que fazem esses serviços de toques), e providenciam todo o tipo de informação desde notícias gerais, ao futebol e economia, trânsito e afins... Também se encontram lá wallpapers, jogos, toques, serviços eróticos, alertas de SMS de jornais, etc...

Até aqui tudo bem, pois faz parte do negócio ter diversidade para conseguir abranger o máximo de clientes possível.

Agora vem a pior parte... E aqui é que se vê como este negócio é macabro (e isto é pior para a TMN do que na Vodafone)
Um cliente que vai ver as notícias do seu clube, navegando no WAP (pagando tráfego normalmente ao preço do ouro), e clica num link chamado "mais notícias", por exemplo. A partir deste momento fica automaticamente subscrito num serviço de alertas diários por SMS ou MMS, do qual raramente recebe um SMS a referir como se pode cancelar o serviço. A Vodafone nisto até é mais cuidadosa tendo em conta a integridade da empresa, e a própria maneira como os sites WAP são construídos.

Outra coisa são os serviços eróticos. Um pessoa está a navegar no site erótico, e se se engana e carrega no link que parece ser para baixar somente aquela imagem, sem saber ler nem escrever fica subscrito num clube de renovação diária ou semanal para poder sacar imagens de gajas nuas. E mais uma vez, o envio do SMS para cancelar muitas vezes não existe.

A Optimus nisto já não pode ser considerada um problema pois o negócio WAP da Optimus não costuma ser tão agressivo, ou abusivo, como lhe queiram chamar.

Tenham cuidado, pois estes serviços podem fazer com que gastem rios de dinheiro.

Um grande bem-haja.
Burla Toques

PS:Este tipo de serviços no Brasil então nem se fala. Mal estão a entrar no maldito site WAP, já estão subscritos. Mesmo sem clicar em absolutamente nada.

3 comentários:

  1. ola...eu entrei num site com uns testes de QI e ya..fiquei subscrito num serviço sem saber..mas enfim...fui carregando o telemovel e um dia recebo uma mensagem a dizer q estava inscrito num club qualquer..cancelei imediatamente o serviço mas uns tempos mais tarde voltara-m a reteirar saldo do cartao e recebi novamente uma msg q a minha subscriçao tinha sido renovada...ja nao sei u q fazer para cancelar estes serviços..se me poder ajudar agradecia..Kaskeira@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. PÁRA de desculpar as operadoras!
    «As operadoras não lucram», lucram sim e muito. Ou porque achas que elas lutam tanto até contra a lei que simplesmente meteria estes serviços fora do ar?
    «As operadoras têm 50% de responsabilidade». Errado! Têm 100%. Se não fossem elas este serviço nem sequer existia. Se são elas que disponibilizam o conteúdo ou não é irrelevante, elas são as fieis (pouco ou nada, digasse) depositárias do dinheiro que lhes confiaste, e como tal têm por obrigação protegê-lo.

    Acharias que o teu banco não tinha responsabilidade nenhuma se houvesse aí um serviço onde, sem tu fazeres absolutamente nada, te fossem sacar dinheiro à conta?

    O anónimo aí de cima é um exemplo do PORQUE NÃO SE PODE NEGOCIAR NEM COM VIGARISTAS NEM COM TERRORISTAS. Porque não têm escrúpulos e, vendo oportunidade, vêm-te sacar de novo. Tu enches o site acerca de "como enviar SMS's de desbloqueio", para quê? Isso é algo que qualquer um pode obter, basta ligar para a operadora. Onde está informação relevante? Onde estão os artigos do decreto-lei, que nenhuma operadora cumpre, diga-se, de Março que permitiria simplesmente que os utilizadores bloqueassem todo e qualquer serviço SMS de valor acrescentado?

    ResponderEliminar
  3. Thanks for the good writeup. It actually was once a entertainment account
    it. Look complex to far delivered agreeable from you!
    However, how can we be in contact?

    my website: sian

    ResponderEliminar

 
Pesquisa personalizada