Pois, eh. Estas empresas são capazes de tudo para coleccionar assinantes. Eles baseiam os seus serviços na ingenuidade de menores de idade, passando ou escondendo os termos de serviço de modo a que passem incógnitos. Burla? Não! Os termos estão lá. Falta de moral? Sim, um pouco. Mas de quem é a culpa? Da dita empresa. É, e não é! Elas só fazem o que lhes deixam. Do cliente? Também um pouco por assinar "uma carta branca", ou por não ler as pequeninas. Mas no meio, é quem tem menos culpa. Então quem é o maior culpado? Eu diria que são as entidades reguladoras. Todo este negócio se encontra regulamentado. Bem ou mal, está regulamentado. E está assim em todos os países. A grande diferença é esta. Enquanto o regulamento (tb chamado código de conduta) no Estados Unidos tem perto de 100 páginas, o nosso tem 2 folhas A4. O que pode o consumidor fazer em relação a isto? Muita coisa. Acumular queixas, fazer abaixo-assinados, de tudo um pouco. Até que nos oiçam.
Entretanto, podemos fazer a diferença seguindo algumas pequenas dicas.
1- São bastantes e demais os pop-ups que apareçem quando estamos a navegar na net. Alguns dizem "Toque grátis". Maximizem sempre a janela. No fundo estarão as condições de serviço, ou um link com as mesmas. Se a janela não for maximizável, fechem.
2- Desabilitem os pop-ups do Internet Explorer.
3- Com o IE aberto, vão a Tools (Ferramentas)->manage Add-ons (Gerir suplementos)->Activate/deactivate (Activar/desactivar). Aí, tudo o que seja add-on que não seja da Microsoft ou da Adobe, desabilitem. Normalmente é addware ou malware.
4- Façam uma limpeza semanalmente com o antivirus. Eu sugiro o Avast, pois é barato e bom. Já me safou várias vezes.
5- NADA É GRÁTIS!! Muitas vezes temos como isca a palavra grátis. A maior parte das vezes é a 1ª semana ou a 2ª semana que são grátis. Não é para sempre!
6- Não se envolvam em concursos de televisão por SMS. Servem muitas vezes também para as empresas ficarem com clientes na base de dados.
7- Se por acaso se registarem num destes serviços, nunca apaguem a mensagem que indica como cancelar o serviço. Normalmente é a mensagem que começa com "Parabéns por te registares..."!
8- Na necessidade de cancelares o serviço, não te metas a enviar SMS para os numeros por onde recebes os SMS. Muitas vezes, esses números são cobrados no envio. Tenta ver qual é a empresa que te está a fornecer o serviço, e pesquisa no Google qual é o site deles com as condições de serviço (como eu fiz no post anterior). Normalmente está um comando de cancelamento geral, ou um e-mail. Adicionalmente, se não encontrares o que procuras, informa-te junto do teu operador da melhor maneira de cancelar.
9- Estas empresas também têm falhas. Por exemplo, é possível subscrever um cliente TMN, mas induzir a base de dados da empresa em erro, dizendo que é da Optimus. Complicado? Nem por isso. Nos pop-ups, é pedido para escolher operadora. Em alguns casos, a operadora é só para fins de cancelamento, permitindo na mesma a subscrição do serviço. Por isso, muitas vezes os clientes enviam SAIR para o 4004, e recebem de resposta que não têm um clube activo. Pode estar correcto, se o número estiver registado com outro operador (lembrem-se da mobilidade de numeros entre operadoras que já é possível).
10- Se obtiverem o contacto e-mail do prestador de serviços, enviem sempre um e-mail com nome, número, operador, pedindo satisfações a como subscreveu o serviço, quando, que quer cancelar, e requer e-mail ou SMS de confirmação.
11- Mesmo depois de cancelar o serviço, vêem as más notícias. Imaginem que não tinham saldo durante uns dois meses, como acontece com a malta jovem que gasta tudo em SMS. Os SMS a cobrar desse serviço vão acumulando numa fila, à espera de serem cobrados. Assim que o telemóvel fica com dinheiro, ele desaparece num instante.
Por agora é tudo o que me lembro. Concerteza irei lembrar-me de mais coisas.
Abraços e bem-hajam.
Página Principal
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Não é burla? é possível qualquer pessoa registar no site o nº de outra. assim sendo parece-me que é mesmo BURLA
ResponderEliminarO facto de alguém se poder registar por outra pessoa é uma falta de segurança. Porém, este registo será apenas um pré-registo. A pessoa que estiver a tentar registar outro número nunca poderá saber a password que irá chegar ao telemóvel do lesado, a não ser que o conheça ou o queira realmente lesar.
ResponderEliminarCumps,
Burla Toques
isso é realmente horrivel,eu entrei num site de QI e pediram o numero do meu cel.a partir dai começaram a mandar msgnse eu sendo tarifada por algo q nem sabia oq era...e deu maior trabalho pra cancelar isso .isso é falta de respeito com as pessoas...é a tal de pop club blinko
ResponderEliminarQueria saber como cancelar o serviço pop club?
ResponderEliminarbv.amanda@hotmail.com
eu saberei diante a lei como faço para cncelar esse serviço que cosome todos os nossos crédito
ResponderEliminar