Web Counters
Hit Counter

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Conselhos para evitar futuros dissabores

Pois, eh. Estas empresas são capazes de tudo para coleccionar assinantes. Eles baseiam os seus serviços na ingenuidade de menores de idade, passando ou escondendo os termos de serviço de modo a que passem incógnitos. Burla? Não! Os termos estão lá. Falta de moral? Sim, um pouco. Mas de quem é a culpa? Da dita empresa. É, e não é! Elas só fazem o que lhes deixam. Do cliente? Também um pouco por assinar "uma carta branca", ou por não ler as pequeninas. Mas no meio, é quem tem menos culpa. Então quem é o maior culpado? Eu diria que são as entidades reguladoras. Todo este negócio se encontra regulamentado. Bem ou mal, está regulamentado. E está assim em todos os países. A grande diferença é esta. Enquanto o regulamento (tb chamado código de conduta) no Estados Unidos tem perto de 100 páginas, o nosso tem 2 folhas A4. O que pode o consumidor fazer em relação a isto? Muita coisa. Acumular queixas, fazer abaixo-assinados, de tudo um pouco. Até que nos oiçam.

Entretanto, podemos fazer a diferença seguindo algumas pequenas dicas.

1- São bastantes e demais os pop-ups que apareçem quando estamos a navegar na net. Alguns dizem "Toque grátis". Maximizem sempre a janela. No fundo estarão as condições de serviço, ou um link com as mesmas. Se a janela não for maximizável, fechem.
2- Desabilitem os pop-ups do Internet Explorer.
3- Com o IE aberto, vão a Tools (Ferramentas)->manage Add-ons (Gerir suplementos)->Activate/deactivate (Activar/desactivar). Aí, tudo o que seja add-on que não seja da Microsoft ou da Adobe, desabilitem. Normalmente é addware ou malware.
4- Façam uma limpeza semanalmente com o antivirus. Eu sugiro o Avast, pois é barato e bom. Já me safou várias vezes.
5- NADA É GRÁTIS!! Muitas vezes temos como isca a palavra grátis. A maior parte das vezes é a 1ª semana ou a 2ª semana que são grátis. Não é para sempre!
6- Não se envolvam em concursos de televisão por SMS. Servem muitas vezes também para as empresas ficarem com clientes na base de dados.
7- Se por acaso se registarem num destes serviços, nunca apaguem a mensagem que indica como cancelar o serviço. Normalmente é a mensagem que começa com "Parabéns por te registares..."!
8- Na necessidade de cancelares o serviço, não te metas a enviar SMS para os numeros por onde recebes os SMS. Muitas vezes, esses números são cobrados no envio. Tenta ver qual é a empresa que te está a fornecer o serviço, e pesquisa no Google qual é o site deles com as condições de serviço (como eu fiz no post anterior). Normalmente está um comando de cancelamento geral, ou um e-mail. Adicionalmente, se não encontrares o que procuras, informa-te junto do teu operador da melhor maneira de cancelar.
9- Estas empresas também têm falhas. Por exemplo, é possível subscrever um cliente TMN, mas induzir a base de dados da empresa em erro, dizendo que é da Optimus. Complicado? Nem por isso. Nos pop-ups, é pedido para escolher operadora. Em alguns casos, a operadora é só para fins de cancelamento, permitindo na mesma a subscrição do serviço. Por isso, muitas vezes os clientes enviam SAIR para o 4004, e recebem de resposta que não têm um clube activo. Pode estar correcto, se o número estiver registado com outro operador (lembrem-se da mobilidade de numeros entre operadoras que já é possível).
10- Se obtiverem o contacto e-mail do prestador de serviços, enviem sempre um e-mail com nome, número, operador, pedindo satisfações a como subscreveu o serviço, quando, que quer cancelar, e requer e-mail ou SMS de confirmação.
11- Mesmo depois de cancelar o serviço, vêem as más notícias. Imaginem que não tinham saldo durante uns dois meses, como acontece com a malta jovem que gasta tudo em SMS. Os SMS a cobrar desse serviço vão acumulando numa fila, à espera de serem cobrados. Assim que o telemóvel fica com dinheiro, ele desaparece num instante.

Por agora é tudo o que me lembro. Concerteza irei lembrar-me de mais coisas.
Abraços e bem-hajam.

Página Principal

5 comentários:

  1. Não é burla? é possível qualquer pessoa registar no site o nº de outra. assim sendo parece-me que é mesmo BURLA

    ResponderEliminar
  2. O facto de alguém se poder registar por outra pessoa é uma falta de segurança. Porém, este registo será apenas um pré-registo. A pessoa que estiver a tentar registar outro número nunca poderá saber a password que irá chegar ao telemóvel do lesado, a não ser que o conheça ou o queira realmente lesar.

    Cumps,
    Burla Toques

    ResponderEliminar
  3. isso é realmente horrivel,eu entrei num site de QI e pediram o numero do meu cel.a partir dai começaram a mandar msgnse eu sendo tarifada por algo q nem sabia oq era...e deu maior trabalho pra cancelar isso .isso é falta de respeito com as pessoas...é a tal de pop club blinko

    ResponderEliminar
  4. Queria saber como cancelar o serviço pop club?
    bv.amanda@hotmail.com

    ResponderEliminar
  5. eu saberei diante a lei como faço para cncelar esse serviço que cosome todos os nossos crédito

    ResponderEliminar

 
Pesquisa personalizada